Pages

26 de out. de 2010

Crítica: A Lenda dos Guardiões


A Lenda dos Guardiões
A animação dirigida por Zack Snyder (300, Watchmen) conta a história de Soren, uma coruja que vive na bela floresta de Tyto. Enquanto ele e seu irmão Kludd estão aprendendo a voar, acabam caindo no chão e são resgatados por corujas estranhas, que os levam para o reino das corujas que se dizem puras. Lá, as corujas são “lunatizadas” e obrigadas a trabalhar como escravas ou são recrutadas e treinadas para se tornarem soldados. Tudo isso faz parte de um plano de Bico de Ferro e sua rainha, que planejam dominar todos os reinos das corujas. A partir daí, conhecemos personagens marcantes e somos imersos em um universo ricamente detalhado com a história do “mundo das corujas”, e cada passo leva a uma grande guerra que está prestes a estourar.
Não vou contar mais da história, senão acabo estragando a surpresa. Um dos grandes trunfos do filme é a união da direção de arte e da fotografia. O visual é fantástico e hipnotiza os olhos. Cada cena de ação em câmera lenta (típicas dos filmes de Snyder) faz muito bom uso do 3D. Há uma cena de vôo no meio de uma tempestade que é capaz de deixar qualquer um arrepiado.
Boa parte da emoção está também na trilha sonora do filme. A composição mescla muito bem as cenas tranquilas e com toques de humor com toda a tensão da batalha iminente, até o derradeiro momento em que as corujas se equipam com capacetes e garras metálicas para lutar pela paz. As cenas de ação são emocionantes, mas o desenvolvimento de algumas personagens podia ser melhor trabalhado. Quem sabe em uma continuação? O filme deixa um ótimo gancho.
Acredito firmemente que “A Lenda dos Guardiões” será indicado ao Oscar de melhor animação. E só não levará a estatueta porque este ano também tivemos “Toy Story 3″.
Com este filme, Zack Snyder mostrou que também tem talento para filmes infantis, ainda que haja, na história, muitas coisas que crianças não vão entender – e nem perceber que estão ali. Que venha, então, o próximo trabalho do diretor, “Sucker Punch”, que também estou doido pra assistir, mas comento disso em outra ocasião.
Voltando às corujas, agora eu quero toda a série de livros que deu origem ao filme. São quinze volumes, mas só encontrei os quatro primeiros. Escritos por Kathryn Lasky e publicados no Brasil pela editora Fundamento, os livros estão caprichados. Os mapas no fim de cada exemplar são uma atração bônus – para os fãs de fantasia, pelo menos.
“A Lenda dos Guardiões” entrou para minha lista de animações preferidas e eu quero um pôster no meu quarto. Quem me dá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Just Fama Pelo Mundo

Procure aqui