Gilberto Braga volta ao horário nobre de um jeito diferente. O Rio de Janeiro de tantas novelas é mais uma vez o principal cenário do folhetim das nove, mas em Insensato Coraçãoo autor deixa de lado o cartão postal e enfoca dramas e situações condizentes com o atual momento econômico do Brasil. "Essa é uma novela baseada na classe média. Que foi a que mais cresceu no país. Sendo assim, tem menos glamour que as anteriores. Decidi variar e deixar tudo mais verdadeiro e atual", detalhou Gilberto.
Com estreia marcada para o dia 17 de janeiro, o terceiro trabalho assinado em parceira com Ricardo Linhares surgiu do desejo dos autores em falar sobre família. Apesar de batido, o assunto provoca imediata identificação com o telespectador. Afinal, quase todo mundo tem família e já ouviu ou vivenciou algumas das histórias inseridas na trama. Como a do um irmão que tem inveja do outro, da mulher de meia idade que traiu o marido, ou da órfã que foi criada pela avó. "Do núcleo familiar surgiu todo o resto da história. A primeira ideia que vingou foi a criação da família Brandão e, com isso, os irmãos Léo e Pedro", contou Ricardo, referindo-se à família comandada por Raul, de Antônio Fagundes, e seus filhos Léo e Pedro, interpretados por Gabriel Braga Nunes e Eriberto Leão.
O ponto de partida da trama é o inusitado encontro entre a designer Marina Drummond, de Paola Oliveira, e o piloto de avião Pedro Brandão. Os dois se conheceram quando estavam em um vôo prestes a ser sequestrado. Sem saber nada um do outro, eles se unem e acabam evitando que o atentado contra a aeronave se concretizasse. "A paixão entre eles surge em um momento de perigo. O Pedro acaba se encantando por aquela moça cheia de coragem", adiantou Eriberto. Depois de toda a tensão em torno do avião, eles acabam se perdendo. Pedro não consegue tirar a desconhecida de sua cabeça, mesmo estando de casamento marcado com Luciana, papel de Fernanda Machado. Para surpresa do piloto, seu caminho acaba cruzando-se de novo com o da mulher que ele viu no avião, pois ela é uma antiga amiga de sua noiva e uma das madrinhas de seu casamento. "Apesar de sofrer muito com toda essa confusão, ela é do tipo que segue em frente. Busquei referências em mulheres fortes para a composição da personagem", contou Paola.
Agora, além de aprender a lidar com este sentimento inesperado, Pedro precisa ajudar sua família a superar complicadas situações. Seus pais estão em crise, pois sua mãe Wanda, papel de Natalia do Valle, mantinha um caso com seu tio Umberto, interpretado por José Wilker. Além disso, Léo, o irmão mais velho, não tem uma boa relação com o pai Raul e vive aprontando confusões e pequenos golpes na família. "O Léo é amoral. Sem caráter nenhum. Mas o Pedro ainda não descobriu isso. Tudo indica que teremos um grande embate. Existe uma relação forte de amor e ódio nesta família", acreditou o intérprete do vilão, Gabriel Braga Nunes.
A história de Insensato Coração começou a ser pensada em agosto de 2008. Gilberto Braga estava no enterro do compositor Dorival Caymmi quando trechos da letra da canção Só Loucovieram-lhe à cabeça. "Eu adorava o Caymmi e comecei a pensar que Insensato Coração seria um bom título para uma novela", justificou o autor. A partir daí, ele começou a se encontrar com Ricardo Linhares e com o diretor Dennis Carvalho para escolher os atores e as locações. Desses encontros, ficou decidido que a paisagem solar de Florianópolis seria o pano de fundo para vários acontecimentos do folhetim. As gravações na cidade catarinense começaram em setembro de 2010 e foram cercadas de polêmicas com a repentina saída de Ana Paula Arósio do elenco. Em novembro, outra baixa. Fábio Assunção pediu para se afastar da produção alegando motivos pessoais. Ana Paula foi substituída por Paola Oliveira e Gabriel Braga Nunes entrou no lugar de Fábio. "Esses problemas são naturais e acontecem em qualquer produção. Para mim, isto tudo é passado. Estamos com uma história forte e um elenco incrível. É um trabalho que tem tudo para dar certo", minimizou o diretor Dennis Carvalho.
Comicidade sensual
Recheada de histórias pesadas e dramas familiares, os autores de Insensato Coração apostam em duas personagens cômicas para dar leveza aos acontecimentos da trama. De um lado está Natalie Lamour, de Deborah Secco, uma ex-participante de reality show que tenta, a todo custo, manter sua fama repentina. "Entre tantos personagens reais, ela é um tom acima. Busquei inspiração nas pessoas exageradas que conheço", entregou Deborah.
O outro ponto de comédia da história é Abigail, uma exuberante ninfomaníaca, interpretada por Maria Clara Gueiros. Bibi, como é chamada pelo mais íntimos, adora sair com rapazes mais novos e protagoniza cenas bem sensuais com seus pupilos. "No começo, fiquei preocupada em fazer cenas tão quentes. Mas quando se tem uma boa direção é mais fácil", elogiou Maria Clara. Gilberto Braga não esconde a expectativa em relação a repercussão das personagens. "É impossível prever a reação do público, gosto dessas personagens porque, particularmente, eu adoro sacanagem", empolgou-se o autor.
Quem é quem ?
Família Brandão:
Raul (Antônio Fagundes) - Nascido e criado em Santa Catarina, Raul é um homem bom e sempre viveu para o trabalho e para a família. É casado com Wanda (Natália do Vale) e pai de Léo (Gabriel Braga Nunes) e Pedro (Eriberto Leão).
Wanda (Natália do Vale) - Mulher bonita e vaidosa. Usou o casamento para subir de classe social. Ama os filhos e acaba relevando certas atitudes erradas dos dois.
Léo (Gabriel Braga Nunes) - Filho mais velho de Raul e Wanda. Invejoso e mau caráter, acredita que precisa ter dinheiro para conseguir o carinho do pai, com quem tem uma relação difícil. Quer se dar bem na vida, mas sem esforço.
Pedro (Eriberto Leão) - Filho caçula de Raul e Wanda. É honesto e trabalhador. Se entende muito bem com o pai e se preocupa com a mãe e o irmão, sem desconfiar da inveja que Léo sente dele. É um excelente piloto de avião.
Umberto (José Wilker) - Irmão de Raul. Homem sedutor e esperto. Tem um pé na marginalidade. Passou muito tempo sumido e perdeu o contato com a família.
Floriano (José Augusto Branco) - Primo de Raul. Mora em Porto Alegre, onde é dono de uma fábrica de cerâmica. É casado com Olga (Norma Blum) e pai de Irene (Fernanda Paes Leme) e Nando (Pedro Garcia).
Olga (Norma Blum) - Mulher de Floriano. Cuida da família e é uma pessoa generosa e equilibrada.
Irene (Fernanda Paes Leme) - Filha de criação de Floriano e Olga. Jovem, bonita e sedutora, nutre uma paixão não correspondida por Pedro.
Nando (Pedro Garcia) - Filho de Floriano e Olga. Homem de caráter, desde criança é um dos melhores amigos de Pedro
Anita (Ana Lúcia Torre) - Tia de Raul e Umberto. Mulher fofoqueira e rancorosa que adora criar intrigas familiares. Recebe ajuda financeira de Raul.
Família Drumond:
Vitória (Nathália Thimberg) - Mulher de personalidade moderna e elegante. Ficou viúva e assumiu os negócios da família. Perdeu os filhos em um acidente e é muito amiga das netas Marina (Paola Oliveira) e Bibi (Maria Clara Gueiros).
Marina (Paola Oliveira) - Neta de Vitória. Foi criada pela avó depois de perder os pais em um acidente. É uma mulher segura e bem-humorada. Acostumou-se a conseguir tudo o que deseja.
Bibi/Abigail (Maria Clara Gueiros) - Neta de Vitória, mulher divertida, esperta e ousada. Vive cercada por garotões, muitos deles atraídos pelo dinheiro de sua família.
Milton (José de Abreu) - Pai de Bibi. É o genro que Vitória nunca desejou ter. Não chega a ser mau caráter, mas vive as custas do dinheiro de sua filha. Apesar de ser empreendedor, não consegue dinheiro com suas atividades.
Família Machado:
Luciana (Fernanda Machado) - Noiva de Pedro, foi sua namorada desde a adolescência. É de uma família de classe média, natural de Santa Catarina. Era a melhor amiga de Marina na faculdade.
Eunice (Deborah Evelyn) - Irmã de Luciana. Invejosa e mesquinha, ela sonha em ascender socialmente e trocar Florianópolis pelo Rio de Janeiro. É casada com Júlio (Marcelo Valle), e mãe de Leila (Bruna Linzmeyer) e Cecília (Giovana Lancelotti).
Júlio (Marcelo Valle) - Marido de Eunice, pai de Leila e Cecília. Trabalha na parte administrativa da empresa de Raul. Assim como a esposa, deixa a inveja falar mais alto em muitas situações.
Leila (Bruna Linzmeyer) - Filha mais velha de Eunice e Júlio. Jovem de personalidade forte, obstinada e trabalhadora. Não concorda com os interesses da mãe, que só pensa em ascender socialmente.
Cecília (Giovanna Lancelotti) - Filha caçula de Eunice e Júlio. A jovem faz tudo para não desagradar os pais e sempre age de forma conciliadora em casa.
Zuleica (Bete Mendes) - Mãe de Luciana e Eunice. Ponderada e compreensiva, dá valor à harmonia familiar.
Família Batista:
Natalie Lamour (Deborah Secco) - Destacou-se como segunda colocada de um reality show, que lhe deu breve fama nacional. Uma mulher decidida a prolongar sua fama e ter segurança material.
Douglas (Ricardo Tozzi) - É irmão de Natalie. Jovem bonito e atraente. Se considera esperto, mas é facilmente manipulado pelas mulheres.
Haidê (Rosi Campos) - Mãe de Natalie e Douglas. Trabalha como Faxineira no Bar do Gabino (Guilherme Piva). Sustenta a casa e torce para os filhos arrumarem empregos fixos. É uma mulher autêntica e diz tudo o que pensa.
Família Damasceno:
Gabino (Guilherme Piva) - Dono de um bar no Horto. O estabelecimento fica em um sobrado que ele herdou dos pais. Ele é irmão de Kléber (Cássio Gabus Mendes). Tem uma relação tumultuada, mas cômica, com o irmão.
Kléber (Cássio Gabus Mendes) - Irmão de Gabino e ex-marido de Daisy (Isabela Garcia). Trabalha como repórter de um grande jornal investigando crimes financeiros. Apesar de ser um cara justo, leva tudo para o lado pessoal e é muito preconceituoso.
Daisy (Isabela Garcia) - Ex-mulher de Kléber e mãe de Olívia (Polliana Aleixo). Mulher de bem com a vida, mesmo quando recebe rasteiras. Trabalha como secretária executiva no banco de Cortez (Herson Capri). É honesta, franca e tem bom caráter, mas não dá sorte no amor.
Olívia (Polliana Aleixo) - Filha de Kléber e Olívia. Adolescente meiga e cheia de curiosidades pela vida. Adora o fato de ter os pais separados, pois eles brigavam muito quando eram casados.
Fabíola (Roberta Rodrigues) - Cozinheira de mão cheia do Bar do Gabino. Além disso, adora cantar e vive dando canjas nas rodas de samba que acontecem no restaurante.
Família Cortez :
Cortez ou Horácio (Herson Capri) - Banqueiro de investimentos. Vive da alta rotatividade de capitais e de mulheres. Esperto e dissimulado, cultiva a imagem de homem correto e de família, pois sabe que a fama de playboy é ruim para os negócios.
Clarice (Ana Beatriz Nogueira) - Mulher de Cortez. Mulher elegante e que preza pelo bem estar de sua família.
Paula (Tainá Müller) - Filha de Cortez e Clarice. É uma jovem arrogante e mimada, mas no fundo tem baixa autoestima e medo de ficar sozinha.
Rafael (Jonatas Faro) - Filho de Cortez e Clarice. Estudioso e de bom caráter. Adora esportes e pratica wakeboard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário