Pages

26 de ago. de 2010

Chá verde emagrece?

Especialista revela o que a ciência já sabe sobre as propriedades do alimento e nutricionista dá dicas de como consumir a bebida no verão.
 Reprodução
No verão vale quase tudo para queimar calorias e ficar em forma. E uma boa dieta com exercícios físicos pode ganhar uma ajudinha extra. Um dos aliados mais conhecidos dessa batalha é o chá verde e seus ‘irmãos’, os chás branco e vermelho. Mas eles emagrecem mesmo? É recomendável consumir chás no verão? A bebida gelada tem o mesmo efeito da quente? Existe alguma diferença no preparo?

A eficácia de bebida já foi comprovada por diversos estudos, como um publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, que concluiu que a ingestão de chá verde estimula a perda de calorias e a oxidação de gordura e, por isso, tem o potencial para influenciar no peso e na composição corporal das pessoas.

O endocrinologista do Hospital das Clínicas e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade), Márcio Mancini, afirma, contudo, que a ciência ainda não comprovou, em estudos com pessoas, o poder emagrecedor do chá verde e de seus similares. Mancini diz também que a ciência não encontrou indícios de que a bebida possa trazer riscos para a saúde, embora o chá contenha substâncias como a cafeína. Mancini explica que o café pode ser mais perigoso do que o chá verde para quem não pode fazer o uso da substância.

O médico ressalta que o chá, sozinho, não é capaz de promover o emagrecimento. Como exemplo, Mancini cita a população japonesa, que há milênios consome a bebida. “Depois que os japoneses ocidentalizaram sua dieta, eles engordaram, mesmo continuando a ingerir o chá verde em grande quantidade”, diz.

Mancini ainda chama a atenção para o chá verde vendido em cápsulas. Para ele, essa ‘embalagem’ não traz benefício algum para a saúde das pessoas. “No caso da cápsula, o maior risco é para o bolso”, diz (100 cápsulas do produto custam, em média, 24 reais). 

Apesar da falta de provas científicas sobre os efeitos do chá verde, a nutricionista especializada em fitoterapia, Vanderlí Marchiori, afirma que a bebida pode auxiliar, sim, o emagrecimento, já que seu consumo acelera o metabolismo basal e diminui a deposição das gorduras no organismo - além de diminuir o apetite e facilitar a digestão. Segundo ela, isso acontece porque a bebida é rica em polifenóis, os fitoquímicos responsáveis por queimar a gordura corporal. De acordo com a nutricionista, a bebida também promove a desintoxicação do corpo e estimula o funcionamento do fígado.

O chá branco, também conhecido com banchá, é extraído da mesma planta que o chá verde, a Camellia sinensis. A diferença é que suas folhas são colhidas mais jovens e, por isso, concentram um maior teor de polifenóis. Por ser colhido precocemente, o chá branco também apresenta um sabor mais agradável e menos amargo que o chá verde. Já o chá vermelho, também derivado da Camellia sinensis, passa por um processo de fermentação antes de ser consumido. Apesar das diferenças, Vanderlí explica que o chá verde, se preparado e consumido corretamente, pode ter uma ação bastante similar ao branco.

Aliás, é preciso também ficar atento quanto ao preparo do chá verde (leia abaixo algumas dicas) para que ele tenha o efeito desejado. Segundo Vanderlí, a melhor maneira de aproveitar as propriedades do chá é fazê-lo com a própria erva. As versões em saquinho, de lata ou em garrafa possuem, segundo a nutricionista, um baixo teor de fitoquímicos. “São bebidas excelentes para substituir refrigerantes ou sucos em pó, mas não são capazes de auxiliar o emagrecimento ou prevenir doenças”, afirma. A nutricionista também alerta que a quantidade mínima necessária para perceber algum benefício é de quatro xícaras do chá por dia.

No verão, para que o consumo não seja interrompido ou reduzido, o ideal é preparar o chá e levá-lo à geladeira. “O hábito de beber chá somente quente é de países mais frios. Nada impede o consumo de chá gelados ou fresquinhos, desde que a preparação e o acondicionamento sejam feitos de maneira correta”, diz a nutricionista, que sugere que a bebida seja armazenada em uma jarra de vidro ou de cerâmica, e nunca em plástico ou alumínio, para evitar a contaminação por metais pesados ou outros polímeros que podem ser nocivos à saúde.

O chá verde ainda pode ser consumido com outras ervas que também ajudam na redução do peso, como carqueja, erva mate, cavalinha e picão, que melhoram a atuação do chá nos rins e no fígado. Já a camomila e a erva-doce podem interferir de maneira negativa na ação da Camelli.


 Dicas de preparo do chá verde:Depois de ferver 1 litro de água, espere cinco minutos para adicionar uma colher de sopa de chá verde. Abafar a infusão por dez minutos.
Após este período, coar e, se desejar, manter bebida em geladeira.
Para dar um sabor diferente à bebida, pode-se acrescentar cascas de abacaxi à água fervente antes de acrescentar o chá verde. Segundo Vanderlí, essa prática suaviza o sabor e potencializa a propriedade digestiva do chá

Um comentário:

  1. Veja os benefícios de emagrecer com CAFÉ VERDE e casos de sucesso:
    http://www.maniasdabeleza.com/alimentacao/emagrecer-com-cafe-verde.html

    ResponderExcluir

Just Fama Pelo Mundo

Procure aqui