É hora de deixar de lado a vida cosmopolita das cidades grandes, das baladas, shoppings e restaurantes chiques. The Sims Medieval, como o nome sugere, vai levá-lo para uma época de bravura, de combates e de conquistas... Mas também de sangrias e banhos precários. Trata-se, é claro, da Idade Média, que receberá no início de 2011 uma leitura bastante particular da franquia mais popular da EA.
Em primeiro lugar, vale ressaltar aqui que The Sims Medieval não é, de forma alguma, um “The Sims 4”. Tampouco poderia ser encarado como apenas “mais uma expansão” para a série — do tipo que adicionaria saídas noturnas ou mobiliário psicodélico. Longe disso.
The Sims Medieval inaugura uma nova forma de se jogar The Sims; uma forma que, embora não se desligue dos afazeres cotidianos, acrescenta algumas diretivas gerais, a fim de conferir sentido à coisa toda. Guardadas as devidas proporções, o que se têm aqui é uma mistura semelhante àquela experimentada em The Sims 3: Volta ao mundo: cotidiano mais missões com objetivos bem específicos.
Qual é a sua missão?
Em vez de perambular pelas vizinhanças atrás de uma casa dentro das suas posses, para em seguida começar a construir a sua vida praticamente isolada dos demais, a ordem social em Medieval é bem mais, digamos, intimista. Todos residem em um único reino ao redor de um único castelo; existe um rei, uma rainha e um sem número de vassalos, cada qual com tarefas mais ou menos únicas.
Além da proximidade, os personagens aqui também estão ligados pela trama. Isso porque The Sims Medieval mantém um único arco de histórias, que tem início assim que você concebe o seu reino. Além disso, em vez de jogar apenas com os membros da sua família, em Medieval você poderá jogar com diversos personagens, assumindo missões exclusivas e garantindo os lucros devidos ao final.
Para cada missão, você poderá escolher um personagem principal, e outro secundário — que funcionará como uma espécie de sidekick. Existe uma infinidade de missões, desde forjar uma espada especial, arranjar um casamento ou partir em busca de um item raro. Até mesmo missões médicas, conforme foi demonstrado na última edição da feira gamescom.
Tudo bem, trata-se de um médico da Idade Média, época em que a medicina não tinha bases propriamente científicas, de forma que a maior parte dos seus métodos de cura aqui envolvem sanguessugas ou algo tremendamente semelhante a um instrumento de tortura. Mas isso não quer dizer que os médicos (ou curandeiros) não fossem figuras de prestígio na época.
Na missão demonstrada, uma médica é chamada à presença do rei a fim de curá-lo de um mal qualquer. Dada a dimensão da tarefa, a personagem opta por pedir a ajuda de um sacerdote — nada de telefones, naturalmente; a comunicação toda aqui é feita utilizando-se pombos-correios. Dessa forma, após feita a mistura, coube ao clérigo abençoar o “remédio” em nome do “Watcher” (observador), ou seja, você mesmo, que aqui é tido como uma divindade.
Tensões sociais
Um dos traços mais marcantes de The Sims Medieval vem da nova forma da franquia enxergar os nichos sociais dentro do jogo. Se em títulos anteriores as diferenças de cultura o/ou credo jamais transcendiam o vestuário ou outros traços igualmente estereotipados, os reinos aqui realmente mantém uma constante efervescência cultural.
Em relação às classes, por exemplo. Há aqui uma rixa constante entre nobres e plebeus. Já no quesito religião, a disputa por territórios torna-se ainda mais evidente, conforme cada uma das facções tentam angariar seguidores para seus próprios templos — os métodos para isso vão desde um apelo suave à coerção pura. O mais engraçado? Ambas as ordens religiosas cultuam o mesmo “deus”, no caso, você mesmo (conforme mencionado acima).
Mas, quando tudo o mais falha, sempre existem as punições — que era, aliás, o mote de nove em cada 10 soberanos da Idade Média. As punições para cidadãos que não cumprem exatamente o que se espera deles no reino vai desde uma multa leve até o aprisionamento em praça pública, onde o sujeito será constantemente importunado e alvejado por tomates.
Novos sistemas de criação
Existem diversas modificações no que diz respeito ao sistema de criação em Medieval. A escolha de traços de The Sims 3, por exemplo, foi revisado, e agora passa a incluir dois traços positivos e um negativo. Só que uma falha moral aqui não é exatamente definitiva, já que um Sim sempre poderá sair em uma missão de aprimoramento próprio — ao final, a sua falha terrível acabará transformada em uma característica épica de personalidade.
Uma vez que o seu Sim tenha sido criado, você poderá gerar todo o seu novo reino, que terá toda uma gama de valores estatísticos, passando pela saúde geral dos habitantes, a segurança (poderio militar), a fé (mede a influência da igreja nas suas terras) e o conhecimento (pesquisas no campo da magia). Para elevar as estatísticas do reino, será necessário seguir as ambições escolhidas inicialmente.
Só que aqui, em vez de selecionar uma ambição para a vida do seu Sim, você estenderá essa diretiva para todo o reino. Entre as possibilidades, pode-se focar na diplomacia ou em ações mais voltadas para o desenvolvimento interno. Para fazer valer a sua vontade, existem os diversos personagens heróis, que vão matar dragões, casar com princesas ou ainda estreitar os laços diplomáticos com o país vizinho.
Esqueça o sofá de oncinha
Em relação à decoração de The Sims Medieval, é bom você esquecer tudo o que viu na série até hoje — incluindo os abajures de lava, os sofás de oncinha e mesmo o famigerado anão de jardim. A EA foi particularmente ciosa ao recriar os ambientes típicos das moradias medievais.
Em vez do estilo brilhante e chamativo que sempre caracterizou a série, Medieval traz uma paleta de cores bem mais moderada, estilo que os desenvolvedores chamaram de “ilustrativo” (seja lá o que isso realmente signifique). Como comparação óbvia, basta lembrar-se do estilo predominante durante a Renascença europeia.
Aqui, você poderá comprar diversas mobílias de época, construir cômodos específicos para o castelo e até mesmo fazer algumas adições à arquitetura — como uma câmara secreta embaixo do castelo ou ainda uma torre de vigia.
E as roupas mantém o mesmo estilo. Desde as roupas modestas dos aldeões, até os trajes suntuosos de reis e rainhas, passando pelas túnicas dos sacerdotes e as armaduras dos cavaleiros — lembrando que cavaleiro, aqui, representa indistintamente um homem ou uma mulher, o mesmo valendo para o monarca do reino.
The Sims Medieval parece ser um refresco mais do que merecido para a série. Afinal, depois de tantas versões e expansões que permitiam que se fizesse praticamente qualquer coisa — desde sair para uma balada até tirar férias, fazer mágicas e criar animais de estimação —, a franquia, assuma-se, já começava a patinar em ideias repetidas. Talvez seja mesmo a hora de mudar um pouco a fórmula, certo?
The Sims Medieval tem lançamento previsto para o início de 2011. Aguarde novidades aqui no Baixaki Jogos. See ya!
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