Bon Jovi pode ter sido esnobado há pouco tempo pela Calçada da Fama do Rock and Roll, mas a banda veterana ainda termina o ano como uma das principais atrações de concertos no mundo, de acordo com uma publicação de negócios.
O grupo vendeu 201,1 milhões de dólares em ingressos, divididos quase igualmente entre a América do Norte o restante do mundo, segundo a revista Pollstar. Seu sucesso é notável, considerando que estava promovendo um álbum de 2009 que não teve fortes vendas.
Bon Jovi também brilhou apesar de as vendas terem caído num período de retração da economia. A Pollstar afirmou que as vendas das 50 principais turnês de artistas pelo mundo caíram 12 por cento, ficando em 2,93 bilhões de dólares. Na América do Norte, a queda foi de 15 por cento entre as 50 maiores turnês, que arrecadaram 1,69 bilhão de dólares
Os concertos no exterior estão ficando cada vez mais lucrativos para os músicos, especialmente pelo fato de a infraestrutura estar melhorando na Ásia e nos países da antiga União Soviética, assinalou a Pollstar.
O rock pesado como o do AC/DC aparece na lista como o No. 2 e a banda irlandesa U2 é a No. 3, depois de terem obtido toda a sua renda no exterior. O AC/DC faturou 177 milhões de dólares, e o U2, 160,9 milhões de dólares. O U2 foi o No. 1 em 2009, com 311 milhões de dólares, seguido do AC/DC, com 227 milhões de dólares.
Num meio dominado por roqueiros, a fulgurante pop star Lady Gaga foi a No. 4 este ano com 133,6 milhões de dólares. Ela foi a que deu mais duro do que qualquer outro músico na lista dos 10 mais: fez 138 shows, dos quais dois terços no exterior.
Bon Jovi fez 80 shows, o AC/DC, 40 e o U2, apenas 32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário